Benedito Alves Costa é natural da cidade de Muribeca, Sergipe, e cresceu no Rio de Janeiro. Com 66 anos, o Bispo Alves, como é conhecido, é bacharel em Teologia, radialista e graduado em Gestão Pública.
É bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus e tem no currículo mais de quatro décadas de trabalho evangelístico e pastoral por diversos estados brasileiros, inclusive o Espírito Santo, e por países da América Latina, como México, Equador, Peru e Uruguai.
Foi deputado estadual fluminense por um mandato (PMDB 2015-2019) com 44.381 votos. Tentou a reeleição em 2018 (pelo PRB), conquistando 51.396 votos, mas ficou como suplente para uma vaga na Alerj. Em 2019 foi nomeado presidente do Procon Municipal do Rio de Janeiro, durante a gestão do correligionário Marcelo Crivella na prefeitura carioca. Em 2022, com 14.474 votos, foi eleito deputado estadual pelo Espírito Santo.
A bandeira central do político e religioso é buscar atender e assistir as populações mais carentes do estado.
O deputado é o autor da Lei Estadual 11.968/2023, que instituiu no Espírito Santo a política de fornecimento pelo SUS de medicamentos à base de canabidiol – derivado da planta da maconha – usados com evidências de eficácia no tratamento de doenças e distúrbios.