Graduada em Serviço Social e doutora em Política Social, Camila Valadão foi presidente do Conselho Regional de Serviço Social e integrante do Conselho Estadual de Direitos Humanos. Elegeu-se vereadora de Vitória em 2020 pelo PSOL com 5.625 votos. Foi eleita para seu primeiro mandato de deputada estadual em 2022, tornando-se a mulher com a maior votação na história da Assembleia Legislativa, com 52.221 votos.
A trajetória política começou no movimento estudantil, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com participação ativa no Centro Acadêmico Livre de Serviço Social (CALSS) e no Diretório Central dos Estudantes (DCE).
Em 2020 foi eleita vereadora de Vitória, sendo a segunda mais votada no pleito. Seu mandato na Câmara (2021-2022) foi marcado pela defesa de pautas sobre direitos humanos e em favor de uma mobilidade urbana mais eficiente e menos violenta, como, por exemplo, a valorização da cultura da bicicleta.
No atual biênio na Ales, preside a Comissão Permanente de Defesa dos Direitos Humanos e é membro efetivo dos colegiados de Assistência Social e de Proteção à Criança e ao Adolescente.