Fabricio Gandine Aquino está em seu segundo mandato como deputado estadual, para o qual foi eleito em 2022 com 16.948 votos (Cidadania, antigo PPS). Antes da Ales, foi eleito vereador de Vitória para três mandatos consecutivos (2008, 2012 e 2016) pelo PPS, sendo presidente da Câmara Municipal no biênio 2013-2014. Também foi secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação da prefeitura da capital.
Começou sua vida política com a militância secundarista na então Escola Técnica Federal do Espírito Santo (ETFES) - atual Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Formou-se Técnico em Mecânica e decidiu pelo Direito na graduação para, em seguida, buscar a pós-graduação em Gestão Municipal de Políticas Públicas e o mestrado em Planejamento e Gestão de Cidades.
As três eleições para vereador foram marcadas por votações expressivas, sendo o terceiro mais votado na primeira (2008), com 5.064 votos. Em 2012 e 2016 foi o primeiro na preferência dos eleitores, com 8.955 e 7.611 votos, respectivamente.
Na presidência da Câmara de Vitória, promoveu junto aos pares mudanças institucionais e regimentais importantes, como fim do voto secreto, redução de gastos, regras mais rígidas para servidores e vereadores, realização de concurso, ampliação de canais de comunicação com a sociedade e maior participação popular.
Entre o segundo e terceiro mandato municipal, foi candidato a vice-governador na chapa de Renato Casagrande, que, na época, buscava a sua reeleição.
Entre janeiro de 2017 e março de 2018, licenciou-se do seu terceiro mandato e assumiu a Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação da Prefeitura de Vitória, durante o segundo mandato do prefeito Luciano Rezende. Em outubro de 2018 foi eleito deputado estadual pela primeira vez com 20.170 votos.