Raquel Lessa é natural de Pancas e mora em São Gabriel da Palha, ambas no Espírito Santo. É graduada em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas de Colatina (Facec), hoje UniCB. A sua vida política teve início quando foi a 1ª dama do município de São Gabriel da Palha (1997-2000).
Em 2004, disputou as eleições municipais pelo PMN, elegendo-se a primeira mulher para o cargo de prefeita de São Gabriel. Em 2008 disputou novamente e foi reeleita para o cargo pelo mesmo partido.
Logo após o encerramento do seu segundo mandato como prefeita, em 2013, foi convidada pelo governo do Estado e assumiu o cargo de diretora-presidente do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitacional do Estado do Espírito Santo (Idurb).
Em 2014, no Solidariedade foi eleita deputada estadual, cargo que ocupa atualmente pelo terceiro mandato consecutivo. Na eleição de 2022, concorreu pelo PP e obteve 26.439 votos.
Na Ales, atualmente preside a Comissão de Assistência Social.
Raquel Lessa é autora da Lei 11.046/2021, que determina que bares, restaurantes e casas noturnas adotem medidas de segurança para auxiliar mulheres em situação de risco, incluindo assédio e violência, enquanto estiverem dentro dos estabelecimentos.
Também assina a Lei 11.914/2023, que diminuiu, de dois para um ano, o tempo de espera para as associações rurais e demais organizações conseguirem as declarações de utilidade pública.